O Ministério da Saúde emitiu um alerta, informando que um em cada quatro brasileiros desconhece que tem hepatite B. Dados da pasta mostram que entre perto de 1 milhão de pessoas que vivem com a doença no país, 264 mil têm o diagnóstico. Quanto ao acesso de medicamentos, só 41 mil fazem tratamento.
O Ministério quer aumentar esse número de pacientes atendidos para 100 mil nos próximos dois anos. Caiu o número de novos casos entre 2019 e 2011, de 14.350 para 9.156. Mas isso ocorreu, de acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, por causa da pandemia de Covid.
No Brasil há cinco tipos de hepatite em circulação. Os mais comuns são pelos vírus A, B e C. O que mais preocupa quanto à doença é que ela pode atingir o fígado e agravar o quadro de saúde para cirrose. Um novo medicamento de combate a hepatite foi incluído no Sistema Único de Saúde recentemente. O remédio adianta a cura e tem menos efeitos colaterais. Segundo o Ministério da Saúde, os homens são os mais atingidos pela doença, representam 56% dos casos.