Nesta segunda-feira (17), o Setor de Endemias atualizou o boletim epidemiológico referente aos casos de febre maculosa registrados em São João del-Rei. De acordo com o informe, atualmente o município contabiliza 11 casos suspeitos da doença, dos quais 7 foram registrados entre crianças e jovens de 0 a 15 anos e 4, na faixa etária de 16 a 60.
A localização dos carrapatos do gênero Amblyomma – transmissores da febre maculosa – infectados pela bactéria do gênero Rickettsia foi notificada no dia 7 de julho. Os parasitas foram encontrados às margens do Rio das Mortes, nas localidades próximas aos bairros Inocoop, Vila Santo Antônio, Vila Jesus Silva, Jardim Paulo Campos, Vila Nossa Senhora de Fátima e Cohab.
A transmissão da febre maculosa ocorre somente por meio do contato com o carrapato estrela infectado pela bactéria causadora da doença. Não há, portanto, transmissão de pessoa para pessoa. Entre os principais sintomas da enfermidade estão: febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal e dor muscular constante.