O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, participou, na manhã desta quinta-feira (06), da cerimônia de comemoração do 40º aniversário da Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João del-Rei.
Em entrevista coletiva, ele falou sobre esta data importante e o papel da sede regional. “É a Regional que leva as demandas para o nosso desenvolvimento de políticas. Ela é muito relevante para que a gente possa conhecer de perto a realidade local e ajudar a solucionar situações de todas as complexidades”, disse o mandatário da pasta.
Com relação ao investimento na área da saúde no estado, Baccheretti afirmou que a quantia é recorde. “Estamos batendo mais um recorde de investimento. Este ano vamos atingir R$ 9,5 bilhões, quase o triplo do que foi feito em 2018, por exemplo. A nossa meta é que cada mineiro tenha uma UBS em seu município e que as cirurgias eletivas sejam cada vez mais realizadas nos hospitais”.
O Secretário também abordou sobre a baixa taxa de vacinação de doenças como Influenza, Covid-19 e Meningite C em Minas Gerais. Segundo ele, os índices estão aquém do esperado, também em função do fluxo de desinformação propagado durante a pandemia da Covid-19. “A nossa meta é atingir índices vacinais que já foram vistos em 2016, na casa dos 95% para a maioria das vacinas”, ponderou.
A diretora da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei também esteve presente e falou sobre as demandas do Campo das Vertentes. “A nossa região trabalha de forma muito integrada e com parceiros na área da saúde. Os secretários dos 20 municípios são muito participativos. Com a força da união, vamos implementar políticas que façam a diferença para a nossa gente”.
A GRS foi criada em 1983 pelo então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves. O papel da instituição é orientar, impulsionar, monitorar as políticas públicas de saúde estadual e federal de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde da população nos 20 municípios da região que são englobados, além de apoiar e incentivar as políticas públicas de saúde municipai