O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a nomear os 1.003 candidatos aprovados no concurso público de 2022 a partir desta semana. Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro são os estados com o maior número de concursados que assumirão o cargo de técnico do INSS. As nomeações foram autorizadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Segundo o INSS, os funcionários deverão cumprir a jornada de 40 horas semanais, com salário inicial de R$ 5.905,79. A contratação dos novos profissionais já era esperada há alguns anos, devido a falta de servidores para atendimento ao público. O órgão tinha, em setembro de 2022, 14,5 mil técnicos do seguro social, um déficit que chegava a 23 mil servidores em todo o país, entre os cargos de técnico e analista.
Na ocasião de abertura do concurso, o instituto reconheceu que os mil servidores não seriam o suficiente para resolver a questão, por isso foi anunciada a possibilidade de convocação de mais profissionais enquanto mantiver a validade do concurso. A expectativa é de preenchimento de até 3.385 vagas.
Para isso, inicialmente foram classificados 3.385 candidatos, mas apenas os 1.003 mais bem colocados serão contratados nesta primeira fase. A seleção tem validade de um ano, a contar a partir da data final de homologação do resultado.