O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), anunciou a abertura de um concurso público com 19.878 vagas no ramo educacional nesta quarta-feira (31). As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 31 de julho e 29 de agosto através do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Entre as ofertas disponíveis, mais de 13 mil são apenas para professores da educação básica das seguintes áreas: Artes, Biologia/Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.
As mais de seis mil oportunidades restantes são divididas para: Especialista em Educação Básica, Analista Educacional, Analista de Educação Básica, Técnico da Educação e Assistente Técnico de Educação Básica.
O processo seletivo será realizado em três etapas: prova objetiva de múltipla escolha, redação e avaliação de títulos. A prova objetiva contará com questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-matemático, Legislação Educacional, Direitos Humanos e Conhecimentos Específicos. E os candidatos terão como locais de provas todas as cidades-sede das Superintendências Regionais de Educação, entre elas São João del-Rei e Barbacena.
A segunda fase será a redação, com caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos. E a última será a avaliação de títulos, de caráter classificatório, apenas para os cargos pertencentes às funções de nível superior.
O edital completo pode ser acessado no site da FGV, SEE-MG e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).