A Receita Federal alerta para um novo golpe via e-mail e mensagens falsas que estão circulando em nome da instituição. Segundo a nota divulgada no site oficial, as mensagens fraudulentas trazem a solicitação de correção de supostas pendências na declaração do Imposto de Renda 2023. O e-mail usa elementos visuais semelhantes aos da Receita que podem levar o contribuinte ao erro.
De acordo com alerta emitido pelo órgão, para dar veracidade às informações, os fraudadores disponibilizam uma espécie de link malicioso, afirmando conter detalhes sobre o procedimento para correção dos erros em um suposto arquivo pdf.
No assunto da mensagem, utilizam a sigla IRPF e se referem às possíveis vítimas como “contribuintes”, termos que são utilizados pela Receita Federal em suas comunicações. Mas, segundo o Fisco, tudo não passa de um golpe. A Receita Federal diz que não envia e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links.
As comunicações oficiais do órgão com o contribuinte são feitas por meio do portal e-CAC – cujo link para acesso está disponível no site da própria Receita. Dessa forma, a orientação, caso o contribuinte receba e-mail ou qualquer tipo de mensagem no nome da Receita, é para não clicar em nenhum link ou baixar arquivos, mesmo que pareça um link para o site do órgão.