A Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais (PMRv-MG) divulgou o balanço da Operação Dia do Trabalhador, deflagrada entre os dias 28 de abril e primeiro de maio. De acordo com a corporação, durante o período foram registrados 92 acidentes nas rodovias, que resultaram em 11 óbitos.
Durante os quatro dias de feriado prolongado, 265 motoristas foram autuados e 109 acabaram presos por embriaguez ao volante. Além disso, os militares prenderam 47 pessoas por crimes cometidos no trânsito e 11 por suspeita de tráfico de drogas.
Ainda segundo o balanço, os militares obtiveram êxito em recapturar 11 foragidos da Justiça e recuperar 26 veículos roubados. Cerca de 14 armas de fogo foram apreendidas e 844 veículos removidos.
A Operação Dia do Trabalhador 2023 também marcou o início da campanha Maio Amarelo, criada em 2011 para conscientizar motoristas sobre o respeito às leis e aos demais usuários das vias, bem como buscar a redução no número de acidentes, mortes e feridos no trânsito.
O Maio Amarelo também tem como objetivo cumprir as metas para a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas. A PRF faz parte do Maio Amarelo e vai atuar na conscientização dos motoristas.