Uma bebê de apenas cinco dias de vida foi salva por uma equipe do Corpo de Bombeiros, neste último sábado (22), após se engasgar com o leite materno no Bairro Fábricas, em São João del-Rei. Segundo a corporação, o pai da menina ligou para a central de emergências, sendo atendido pelo Sargento Mauro Sérgio, que encaminhou a Unidade de Resgate para o local e passou a orientar sobre os procedimentos de desobstrução.
Pelo telefone, o pai da bebê relatou aos militares que ela estava com os olhos arregalados e começando a ficar com uma coloração azulada, causada pela falta de oxigênio no sangue. Ainda de acordo com os Bombeiros, um Cabo da Polícia Militar que é amigo da família estava no local e tentou aplicar as manobras de desobstrução, mas, apesar das tentativas, a vítima ainda não havia voltado a respirar no momento da chegada do resgate.
“Quando chegamos, a menina estava no colo do pai, quase desfalecendo, com sinais vitais baixos. Nós a encaminhamos para a viatura, onde demos sequência aos procedimentos. Após alguns ciclos de manobras, a menina passou a respirar, ainda que com certa dificuldade”, relatou o chefe da equipe que atendeu a ocorrência, Sargento Dinali. Em seguida, a bebê e os familiares foram levados para avaliação médica na Santa Casa da Misericórdia.
Este é o segundo caso de obstrução respiratória envolvendo bebês recém-nascidos atendido pelo Corpo de Bombeiros de São João del-Rei em menos de uma semana. Na manhã da última segunda-feira (17), um militar ajudou a salvar uma menina de seis dias pelo telefone. “Situações assim são bem comuns e é importante saber agir rápido e chamar o socorro. É ótimo saber que pudemos ajudar num momento tão vital”, conclui Dinali.