CulturaNotíciasRegião

SIDNEY DUTRA ESTREIA EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AOS GRUPOS DE CONGADO NESTA QUINTA-FEIRA (20), EM TIRADENTES

Foto: Sidney Dutra

O Iphan de Tiradentes (Sobrado Ramalho) receberá a partir desta quinta-feira (20) a exposição “Congada – Canto de fé & liberdade” do fotógrafo, folclorista e jornalista Sidney Dutra. A mostra reúne uma coletânea de 45 imagens que registram a alegria e o colorido dos grupos de congada das cidades de Serro (MG), Goiânia (GO) e Catalão (GO).

Sidney Dutra teve o seu primeiro contato com a congada no fim da década de 90 em Itaú de Minas (MG). Em 2000, começou a registrar a congada da Vila João Vaz, bairro de sua cidade natal, em Goiânia, e sete anos mais tarde fotografou pela primeira vez a congada de Catalão. Já em 2012, ele esteve pela primeira vez na Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Serro, que acontece no primeiro domingo de julho em Serro.

A exposição revela o colorido e a diversidade da congada que surgiu no Brasil Colônia e se mantém viva até hoje. A mais antiga das festas retratadas é a do Serro que surgiu em 1728, seguida de Catalão, em 1876, e a de Goiânia, em 1969. Enquanto a mostra estiver disponível, até o dia 15 de maio, os visitantes poderão conferir as semelhanças e diferenças da festa nas três localidades.

A abertura da exposição “Congada – Canto de fé & liberdade” acontecerá às 14h, no Iphan de Tiradentes (Casa Ramalho), localizado à Rua da Câmara, nº 124.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Cultura