Nesta sexta-feira (21), Dia de Tiradentes, acontece a 33ª Cavalgada da Inconfidência. O tradicional evento cívico que homenageia Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos heróis da Inconfidência Mineira, retorna para mais uma edição após dois anos de intervalo devido à pandemia de Covid-19.
A concentração da Cavalgada da Inconfidência começará a partir das 8h, próximo ao Santuário da Santíssima Trindade, em Tiradentes. Os cavaleiros e amazonas deixarão o local às 10h, passando pela Estrada Real e chegando em São João del-Rei por volta das 12h30. Na Avenida Presidente Tancredo Neves, em frente às estátuas de Tiradentes e Tancredo Neves, será realizada uma solenidade cívica em honra ao movimento que buscava a liberdade do país.
A homenagem contará com uma guarda de honra formada por militares do Exército Brasileiro e da Polícia Militar. No ato terá o acendimento do fogo simbólico, execução do hino nacional e hasteamento de bandeiras. A Associação dos Municípios do Campo das Vertentes (Amver) também participará do evento, depositando uma coroa de flores aos pés da estátua de Tiradentes e do Presidente Tancredo Neves, além do toque de silêncio.
Como já é tradição, o grupo fará a Chamada dos Inconfidentes, nome por nome, e em seguida, o Dr. Francisco José dos Santos Braga, orador oficial, fará o discurso da homenagem.
Segundo Organizador da Cavalgada dos Inconfidentes, Dr. Baldonedo Arthur Napoleão, a cavalgada é aberta para todos os cavaleiros e amazonas de São João del-Rei e região que desejam homenagear Tiradentes, a Inconfidência Mineira, a liberdade do povo e as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais. Todos também estão convidados a prestigiar a solenidade na Av. Presidente Tancredo Neves.