O Setor de Endemias da Secretaria de Saúde de São João del-Rei emitiu um boletim epidemiológico nesta quarta-feira (12), atualizando a situação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti na cidade. Das 97 notificações recebidas de Dengue, 17 foram confirmadas como casos positivos, enquanto 22 das 31 notificações de Chikungunya confirmaram a enfermidade.
Com relação à Dengue, outras 338 pessoas ainda aguardam o resultado do exame de sangue. E os casos positivos dos últimos sete dias ocorreram nas seguintes localidades: Residencial Lenheiros e Matozinhos (três casos, em cada), e Bom Pastor, Bonfim, Centro, Colônia do Marçal, Fábricas, Girassol, Rio das Mortes, São Sebastião da Vitória, Solar da Serra, São Dimas e Vila São Judas – um caso, em cada. Os bairros com maior incidência da doença este ano são: Matozinhos (21 casos) e Bela Vista (10 casos).
Além disso, 24 pessoas seguem aguardando o resultado do exame laboratorial para saber se estão ou não infectadas com a Chikungunya. Na última semana, as ocorrências foram registradas nos bairros: Bela Vista (cinco), Centro (quatro), Dom Bosco (três), Araçá, Bom Pastor, Senhor dos Montes e São Dimas – uma em cada. Este ano, os locais da cidade com mais registros da arbovirose foram: São Geraldo (36), Bela Vista (32) e Dom Bosco (13).
A pasta ainda não registrou nenhuma notificação do Zika Vírus em 2023.