Receber as Cinzas sobre a cabeça faz com que o cristão católico se lembre de sua condição humana: frágil, transitória e exposta a falhas e retrocessos. As expressões sacerdotais durante o ato de impor as cinzas referem-se ao início da pregação de Jesus e nos lembra que a vida cristã se inicia com a conversão.
Com a imposição das Cinzas, a Igreja inicia sua caminhada de conversão do coração para a Páscoa do Senhor. É importante destacar que a cinza da Quarta-Feira de Cinzas vem da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Elas recebem a água benta e são aromatizadas com incenso.
As Cinzas são um sinal penitencial. Este é um sinal que recorda que “do pó viemos e para o pó retornaremos”. Na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei, haverá Santa Missa com a imposição das Cinzas e Via Sacra, às 19h desta quarta-feira (22).
O Papa Francisco também deixou uma mensagem aos fiéis neste dia que marca o início da quaresma: “Queridos irmãos e irmãs, que o Espírito Santo nos anime nesta Quaresma na subida com Jesus, para fazermos experiência do seu esplendor divino e assim, fortalecidos na fé, prosseguirmos o caminho com Ele, glória do seu povo e luz das nações”.