A Defesa Civil atua no mapeamento e na redução de risco, com medidas preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos. O Coordenador do órgão em São João del-Rei fez um balanço sobre as atuações no município durante o período chuvoso.
Por razões das chuvas com queda de granizo que ocorreram em 04 e 05 de outubro de 2022, a Defesa Civil estima um total de aproximadamente 4000 telhados que tenham sido afetados pelas tempestades. Além dos danos em prédios comerciais, automóveis, plantações e equipamentos.
Para a reconstrução da normalidade, o Estado enviou uma ajuda ao município, com a doações de cestas básicas e também de lonas. E a prioridade da prefeitura foi a aquisição de telhas para serem doadas à população carente. Já foram beneficiadas, com este material, 185 famílias e aproximadamente, 890 ainda aguardam este auxílio.
Instituições locais como o Albergue Santo Antônio e a APAE fizeram o uso de manta asfáltica para recuperar, temporariamente, o telhado. E ainda precisa de auxílio: a Sec. Mun. de Saúde para a recuperação de telhados das UBS, e também, da UPA.
A Defesa Civil atuou no cadastramento e mapeamento da população de baixa renda atingida, bem como o encaminhamento para o reconhecimento de estado de emergência. A situação foi reconhecida pelos Governos Estadual e Federal. Em janeiro, 60 domicílios foram vistoriados e o relatório elaborado será encaminhado ao governo de Minas Gerais para aprovação do plano de trabalho.
O anúncio deve sair na próxima semana. O trabalho de distribuição de telhas, o cadastramento e a análise da situação socioeconômica do beneficiário, é função da Sec. Mun. de Assistência Social. E os atingidos que atenderem aos critérios estabelecidos podem procurar o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.
A Defesa Civil funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 17h, na Rua Salomão Batista de Souza, nº8, Jardim Paulo Campos. O contato pode ser feito por telefone: (32) 3379-1513 ou por e-mail: defesasjdr@gmail.com.