A 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes será de 20 a 28 de janeiro. Maior e mais convicta do seu papel: Ser plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo, apresentando a diversidade da produção brasileira, com novas representatividades, abordagens, personagens, estéticas, com as permanências e mudanças e com as recepções críticas desse fazer cinematográfico.
O evento retorna em sua forma presencial, mas mantendo as atrações online adotadas nas duas últimas edições. A Rádio São João del-Rei entrevistou com exclusividade, a organizadora da Mostra de Cinema, Raquel Hallak, nesta quinta-feira (19).
“O evento presencial tem uma riqueza muito boa, não só do encontro, do afeto, mas da troca de conhecimento e experiência. Principalmente, de quem faz filme que fica na expectativa de levá-lo até o público”, destacou Raquel Hallak.
O ponto positivo das atrações online é o alcance. Segundo a organizadora, a internet amplia o acesso para quem não pode comparecer, presencialmente. O evento já registrou em sua forma online um alcance superior a 500 mil acessos, em 15 países diferentes em cada uma delas.
A temática desta edição será: “Cinema Mutirão”. A proposta desse conceito aconteceu a partir da observação curatorial dos filmes inscritos. Foram mais de mil filmes que evidenciaram um gesto coletivo na produção cinematográfica diante de um cenário pandêmico e de falta de fomento e políticas públicas para o setor cultural.
Serão 134 filmes entre curtas e longas metragens, vindos de 19 estados brasileiros. Os homenageados serão o roteirista Ary Rosa e a diretora de cinema, Glenda Nicácio. A dupla de cineastas mineiros já produziram seis filmes e têm uma produtora, a Rosza Filmes, na Bahia (BA). A estreia será do último e mais recente trabalho, o longa-metragem “Mugunzá”, com classificação de 14 anos. A exibição de “Mugunzá” marca a abertura do evento, nesta sexta-feira (20) às 21h, no Cine Tenda.
Para saber de todas as informações sobre a 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, consulte o site: www.mostratiradentes.com.br. E também acesse a entrevista da organizadora, Raquel Hallak, na nossa página do Facebook: www.facebook.com/radiosaojoaodelrei.