O Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), desde sua inauguração, desenvolve atividades artísticas e culturais, além de sediar eventos ligados ao ensino, pesquisa e extensão. Como um espaço de exposição e visitação atende, portanto, às demandas artísticas e culturais da comunidade interna da universidade, bem como da população são-joanense.
A abertura de “O Peso das Coisas”, de Fausto Oliveira, será nesta quinta-feira (12). A exposição reúne pequenas séries de trabalhos que, em conjunto, representam elaboração acerca de temas recorrentes nos estudos do artista. A visitação segue até o dia 26 de fevereiro.
Segundo o artista, este trabalho é resultado do uso da pintura como forma de revisitar e anabolizar tópicos, personagens, personas e suas implicações na formação do repertório imaginário e visual. É característico nas obras, conservar a serenidade frente a algo sombrio. A proposta se aproxima de um divã de análise aberto à investigação pública.
No dia 19 de janeiro, será a abertura de outra exposição: “Dasein e o sentido do mundo”, um trabalho autobiográfico da artista e ceramista, Isabella Haru. As expressões pessoais se materializam no barro. Uma forma de expressar seus sentidos e o seu sentir através da arte. É a relação de si com as angústias que se projeta nas possibilidades e significados. A exposição seguirá até o dia 12 de março.
Para o público interessado em conferir os trabalhos artísticos, o horário de funcionamento do Centro Cultural da UFSJ ocorre das 9h às 20h, em dias úteis e das 9h às 17h, nos finais de semanas e feriados. O espaço fica no endereço: Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, número 17, no Largo do Carmo, Centro.