Um cenário de horror tomou conta de Brasília neste domingo (08). Prédios do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto foram invadidos e depredados. Golpistas agiram de forma articulada, como terroristas, na tentativa de um golpe e tomada do poder.
Os terroristas são apoiadores do ex-Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. E contestam, até hoje, o resultado das urnas eletrônicas que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Presidente do Brasil. Lula foi empossado em 1º de janeiro de 2023. Lula venceu com 50,83% dos votos válidos, contra 49,17% dos votos válidos de Bolsonaro (PL).
Desde então, uma série de manifestações da oposição se espalhou pelo país com a ocupação dos arredores dos quartéis. As articulações são feitas por grupos de extrema direita, nas redes sociais, como: Whatsapp e Telegram.
Após o episódio lamentável deste domingo com a invasão de prédios públicos e a depredação de patrimônio, bens e obras de arte; Lula, que estava em visita devido às chuvas em Araraquara (SP), assinou um decreto de intervenção federal válido até 31 de janeiro de 2023, para reforçar a segurança em Brasília.
Hoje de madrugada, por volta de 00h30, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou que o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), seja afastado do cargo pelo prazo inicial de 90 dias. Também determinou a desocupação em 24 horas de todas as vias públicas e prédios públicos, estaduais e federais, em todo o território nacional.
As operações devem ser feitas pelas polícias militares com o apoio da Força Nacional, da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal – se necessário – , devendo o Governador do estado e do DF ser intimado para efetivar a decisão sob pena de responsabilidade pessoal. E ainda mandou apreender e bloquear todos os ônibus que levaram os terroristas para Brasília, juntamente com a identificação dos proprietários, passageiros e contratantes apresentando as informações e as provas pertinentes.
No Planalto, A tela “As Mulatas”, do pintor Di Cavalcanti, foi esfaqueada. Vândalos destruíram a galeria de fotos dos ex-presidentes. Armas e munições de seguranças da presidência foram roubadas, além dos danos em móveis, obras de arte, prédios e eletrônicos. O gabinete de Lula tem uma porta com blindagem reforçada e, por isso, não foi invadido.
O balanço das prisões até o fim da manhã desta segunda-feira (09), são 1200 presos em flagrante. Lembrando que o flagrante tem o prazo de 24 horas. Movimentos nas redes sociais buscam identificar a participação de golpistas para a devida punição.
O Ministro Alexandre de Moraes, destacou que: “bolsonaristas responsáveis pelos “ataques terroristas à democracia” que ocorreram neste domingo irão responder na Justiça por seus atos”. E ainda ressalta que: “financiadores, instigadores, anteriores e atuais agentes públicos” que têm participação nos atos antidemocráticos também serão responsabilizados”.
As denúncias podem ser enviadas para o Supremo Tribunal Federal, através do site: falabr.cgu.gov.br. Lembrando que o acesso é através da conta Gov Br e é necessário fornecer o CPF e a senha cadastrada.