O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que o Menino Jesus recém-nascido recebera a visita dos três Reis Magos: Gaspar, Baltasar e Belchior. O fato teria ocorrido em um dia 6 de janeiro. Por isso, o dia 6 até hoje é considerado o “Dia de Reis”.
A data marca o fim das celebrações natalinas, por isso é a escolhida para retirar a decoração natalina e as celebrações que encerram o ciclo natalino. Os Reis Magos estão ligados à história bíblica de Jesus, nascido na cidade de Belém no primeiro século da era cristã. Vindos do Oriente para adorar o menino Jesus, que havia nascido dias antes, os magos ofereceram presentes ao recém-nascido. Gaspar levou incenso, Belchior entregou ouro e Baltazar, mirra, uma espécie de resina.
Dentre as tradições do dia 06 de janeiro, dedicadas aos Reis Magos, estão: segundo o ritual, deve-se engolir, jogar fora para trás e guardar sementes, de romã ou uva, na carteira, em louvor a Gaspar, Belchior e Baltazar. Enquanto repete a frase: “Gaspar, Belchior e Baltazar, que o dinheiro não venha me faltar”.
Com o giz abençoado durante a missa, os fiéis escrevem as iniciais dos três Reis Magos, unidas entre si por pequenas cruzes, na parte interior da porta da frente de casa. Em seguida, escrevem o ano, quebrando o número em duas partes, uma logo antes e a outra logo depois das iniciais. Por exemplo: 20 G+M+B 15.