Considerada pela Organização Mundial da Saúde como a mais transmissível, foi detectada pela primeira vez no Brasil, um caso de Covid-19 com a sub-variante XBB.1.5 da Ômicron. O primeiro caso foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de São Paulo nesta quinta-feira (5).
Uma mulher de 54 anos, moradora de Indaiatuba, interior de São Paulo é a paciente infectada pela variante da Covid-19. O exame para o diagnóstico da doença foi realizado em novembro de 2022, em um laboratório particular, e o resultado só foi divulgado nesta quinta-feira, dia 05 de janeiro.
A variante Ômicron é dominante no mundo, na situação atual da pandemia. Segundo as informações do Governo Federal, acredita-se que a evolução dessa variante ocorreu, possivelmente em meados de 2020, e só teria sido diagnosticada em novembro de 2021, quando foi reconhecida na África do Sul e anunciada no dia 25. E já superou variantes como: Alfa, Beta, Gamma e Delta.
Em nota, a SES de São Paulo informou ter sido notificada do caso, e atualmente mantém o monitoramento do cenário epidemiológico no estado. Além da vacinação, medidas como o uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão, o uso do álcool 70% e evitar ambientes com aglomeração de pessoas, ainda são as formas preventivas de contaminação pelo vírus.