A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade a venda do medicamento Lagevrio (molnupiravir), utilizado para tratamento da Covid-19, para farmácias e hospitais particulares no país. Em maio, o medicamento teve seu uso emergencial aprovado para adultos com o quadro leve e moderado da doença e que apresentam risco de progredir para casos graves, incluindo hospitalização ou morte.
A decisão, tomada na última quinta-feira (22), autoriza o fornecimento do medicamento para o mercado privado, com o rótulo em inglês, mas com entrega da bula e folheto informativo aos pacientes abordando as informações referentes à gravidez e lactação, em português.
A venda em farmácias deve ser realizada sob retenção de receita médica e uma via da Receita de Controle Especial deve ficar mantida no estabelecimento, com dispensa e orientação pelo farmacêutico ao paciente sobre o uso correto do medicamento.
Em nota, a Anvisa justificou que “a aprovação levou em consideração a venda do medicamento ao mercado privado em outros países com autoridades internacionais de referência, como Estados Unidos, Japão e Reino Unido. A medida também considerou o cenário epidemiológico atual, com a circulação das novas subvariantes da Ômicron e o aumento de casos da doença no país”.
Fonte: Agência Brasil