São João del-Rei é um dos municípios beneficiados com o Programa Alimenta Brasil que tem por objetivo incentivar a agricultura familiar e viabilizar o acesso à alimentação.
Por meio da iniciativa serão destinados ao município cerca de R$ 1 milhão para a compra de alimentos da agricultura familiar em 2023. Em novembro deste ano, 30 agricultores familiares da cidade foram cadastrados no programa. Mas, a previsão é que sejam beneficiadas mais de 80 famílias.
Os inscritos apresentaram apenas o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) – antiga Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).
A Emater-MG atua no programa desenvolvendo ações de assistência técnica e extensão rural aos agricultores e suas organizações. O coordenador técnico estadual, Raul Machado, destacou a segurança alimentar como um forte viés do Alimenta Brasil, e significa um grande incentivo para a agricultura familiar.
“É muito interessante para o produtor, pois não tem a concorrência usual do mercado. A partir do momento que o agricultor está apto, ele tem sua cota de participação garantida, necessitando apenas se programar para entregar o produto que será oferecido”, explicou.
O assessor de Programas Sociais da Prefeitura de São João del-Rei, Ronildo Assis, ressaltou: “A Emater-MG possui uma capilaridade na zona rural, que nos interessa para o contato com o público-alvo de nossas ações”, comentou.
O Alimenta Brasil é uma iniciativa do Governo Federal. Os produtos, por sua vez, serão destinados às instituições assistenciais devidamente legalizadas, estabelecimentos da rede pública de ensino e saúde, bancos de alimentos, restaurantes populares e cozinhas comunitárias.
O município de São João del-Rei desenvolverá a modalidade: Compra com Doação Simultânea. De acordo com a Secretária de Assistência Social, Aline Gonçalves: “A Emater é o órgão que chega diretamente aos produtores, presente em cada ação realizada por eles e com conhecimento de preços e produtos”.