
Em boletim publicado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da Universidade Federal de São João del-Rei, o mercado de trabalho da cidade apresentou um desempenho positivo no terceiro trimestre de 2025, com a criação de 353 novos postos de trabalho. A pesquisa é resultado da diferença entre admissões e desligamentos em relação ao mesmo período do ano passado.
O total de trabalhadores formais no município chegou a 20.400 pessoas, representando um crescimento de 0,76% em relação ao trimestre anterior. Entre os setores analisados, o comércio foi o que registrou mais desligamentos, enquanto o setor de serviços se destacou na criação de novas vagas de emprego, com 968 novas admissões.
De acordo com os dados, foram criadas 223 vagas para homens e 130 para mulheres, o que indica uma predominância masculina no mercado. Já entre os jovens de 18 a 24 anos, foi observada uma forte presença nas contratações: eles representaram 37% do total contratado. Esse padrão é coerente com a predominância do setor de comércio e serviços na cidade, que tendem a priorizar candidatos de menor custo e maior flexibilidade em relação às jornadas de trabalho.

