
Grupo de Resposta a Animais em Desastres divulga Relatório de Monitoramento Ambiental, com informações sobre a situação de animais na Serra de São José durante o incêndio.
O relatório tem o objetivo de acompanhar a vegetação, as zonas faunísticas e as áreas com acesso terrestre indisponível atingidas pelas chamas na última semana, com o incêndio de grandes proporções na Serra de São José. O documento traz uma série de fotografias de animais em diferentes situações e analisa cada uma delas.
O monitoramento do grupo aconteceu por meio de uma varredura terrestre em trechos onde havia condição de acesso, totalizando cerca de 8 km percorridos. O relatório aponta que, em determinados pontos, a vegetação da serra e a cobertura vegetal nativa foram completamente consumidas pelo fogo.
Durante a varredura, o grupo encontrou serpentes se abrigando do incêndio, lagartos de diferentes espécies, formigas, aranhas e buracos feitos por tatus em áreas queimadas, tentando se adaptar à situação.
O relatório ressalta que, para uma cobertura mais ampla e uma análise mais precisa das consequências do fogo, seria necessário incluir armadilhas fotográficas, o uso de drones e imagens aéreas para mapear as áreas de difícil acesso.