
São João del-Rei recebe a partir de hoje, sexta-feira, a primeira edição do Festival São João dos Queijos. O evento acontece até domingo (22), e é uma ação da Secretaria de Cultura e Turismo que busca valorizar a cultura rural e gastronômica do município.
Nesta sexta-feira (20), a abertura do cortejo acontece às 18h30, seguida pela apresentação das autoridades locais e o lançamento da marca São João dos Queijos. Às 20h30, acontece a apresentação cultural de Chico Lobo, e às 21h, show do sertanejo Almir Sater. Além das atrações, durante todo o dia de evento haverá estandes de degustação de queijos e derivados de leite produzidos na região.
Para o fim de semana, os cantores Zeca Baleiro, Vitor Kley e Beto Guedes também sobem ao palco. Dentre os nomes locais, o grupo Duo Paradise, Aduar e Banda, Chora Genésio, À Rita e Trio Fala Música também se apresentam ao longo dos dias de evento.
Segundo decreto da Prefeitura Municipal, é proibido comparecer ao festival com caixas de som, garrafas de qualquer natureza, objetos de vidro ou cortantes, coolers e caixas térmicas, e demais itens proibidos por lei. Também é proibida a venda de bebidas sem autorização previamente concedida pelo Executivo.
Toda a programação do São João dos Queijos é gratuita e acontece no Largo do São Francisco.