
Reprodução: Igor Chaves
O terceiro dia da Copa Futam Internacional, em São João del-Rei, ocorrido ontem, 07 de maio, foi marcado por jogos movimentados, vitórias importantes e um episódio polêmico dentro de campo. Atlético Mineiro e Vasco da Gama voltaram a pontuar. Já o GFI Academy segue na lanterna, sem nenhuma vitória até o momento. Fora do gramado, Vasco e Estudiantes se envolveram em um suposto episódio de racismo. O caso segue sendo apurado pela organização do campeonato.
A rodada foi aberta com o Atlético Mineiro enfrentando justamente o GFI Academy. Não deu outra: em um jogo movimentado, o Galo goleou os norte-americanos por 5 a 0. Os gols foram marcados por Ronaldo, Jonatas, Rafael Martins e Diego Pérez — com destaque para Jonatas, que já balançou as redes em todas as partidas do Atlético até aqui.
Na sequência, River Plate e Esporte Bonfim entraram em campo. Em uma partida equilibrada, com chances para os dois lados, o time argentino levou a melhor e venceu por 2 a 0.
Outro duelo de peso reuniu Vasco da Gama e Estudiantes de La Plata. O Estudiantes, que vinha invicto na competição, não conseguiu segurar o cruzmaltino. Em um jogo tenso, o Vasco venceu por 1 a 0.
O Santos também vem mostrando reação. Após perder no primeiro jogo da fase inicial, o Peixe engatou a segunda vitória consecutiva quando, no finalzinho do segundo tempo, abriu o placar e venceu o Racing do Uruguai por 2 a 1.
No entanto, o terceiro dia da Copa Futam foi marcado por questões fora da bola. No jogo entre Vasco e Estudiantes, por volta dos 18 minutos, um jogador do time carioca caiu em campo e precisou de atendimento médico. Nesse momento, começou uma discussão entre o técnico vascaíno, Luan Moreira, membros da comissão técnica do Estudiantes e o árbitro. O jogo foi interrompido, e o Vasco chegou a ameaçar retirar o time de campo.
O diretor da Copa Futam, Willer Sousa, precisou ir até o gramado para conversar com os representantes das equipes. Segundo a transmissão da Azulão TV, a confusão teria sido causada por uma suposta ofensa racista: um jogador do Estudiantes teria chamado um atleta do Vasco de “macaco”. O jogo só foi retomado aos 25 minutos, após conversas entre o cruzmaltino e a equipe técnica da partida.
A equipe da Rádio São João del-Rei conversou com o organizador da Copa Futam, Willer Sousa. Ele afirmou que o momento é delicado e que o caso demanda maiores investigações: “A gente não pode tomar nenhum tipo de decisão, assim, de uma hora para outra. É um caso que demanda aí tempo. A gente está tratando de resolver isso da melhor maneira possível”.
Willer também disse sobre as acusações feitas por parte do time argentino: “Então, a gente precisa estar bem respaldado. Também houve reclamação por parte dos estrangeiros, em relação ao Vasco, propriamente. Então, é uma coisa que não é fácil de decidir. A gente tem que apurar, tem que ser bem transparente, bem imparcial, para que as coisas sejam resolvidas da melhor maneira possível”.
Até o fechamento desta matéria, nenhuma das equipes se manifestou publicamente sobre o ocorrido.
A Copa Futam segue com a última rodada da primeira fase. Hoje se enfrentam Atlético e Racing URU (15h), GFI Academy e Vasco (16h20), River Plate e Santos (18h10), Estudiantes e Bonfim (19h30).
Qual a sua reação?
Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0