O grupo teatral são-joanense Teatro da Pedra apresenta hoje, 18 de novembro, em Jequié, Bahia, o espetáculo “Desmontagem Ọkàn”. A peça é destaque na 20ª Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, que promove debates sobre ancestralidade, cultura afro-brasileira e identidade racial.
A montagem “Okan”, já percorreu 24 cidades mineiras e foi exibida em festivais internacionais, incluindo Havana, em Cuba, e conta a história de uma menina afrodescendente em busca de suas raízes. Já a “Desmontagem”, que será apresentada em Jequié, explora os bastidores da criação da obra, revelando como a vivência do elenco transforma a dor da escravização brasileira em arte.
O diretor Juliano Pereira ressalta o impacto internacional da peça, especialmente em países com histórias de colonização, como Cuba. “Cuba passou por um processo de colonização semelhante ao brasileiro, com a escravização de africanos, e mesmo pessoas de países do norte se emocionaram com essa história que denuncia como a colonização e o racismo ainda impactam as sociedades contemporâneas”, afirmou.
A montagem “Okan” também será apresentada no encerramento do “Mês da Consciência Negra de Tiradentes”, organizado pelo Tiradentes em Cena e IPHAN Tiradentes. O evento acontece no dia 28 de novembro, às 08h30 no “Palco do Centro do Mundo”, na sede do Teatro da Pedra, em São João del-Rei.