NotíciasRegião

PREFEITURA DE TIRADENTES ANALISA DENÚNCIA DE MAUS TRATOS A CAVALO

Circula nas redes sociais um vídeo, datado do dia 08 de julho, no qual um cavalo de carga das charretes de Tiradentes estaria deitado, supostamente, devido ao cansaço. O material divulgado pelo perfil do Instagram “Tiradentes Compat” faz uma denúncia ao charreteiro que, segundo informações contidas na gravação, estaria levando o cavalo à exaustão, estando também o animal com um ferimento na pata traseira.

A equipe de jornalismo da Rádio São João conversou na manhã desta quinta-feira, dia 11, com o Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Tiradentes, Sérvulo Filho, sobre o caso. Ao ser questionado, ele informou que o departamento jurídico da Prefeitura já foi acionado para tratar do assunto. Ao entrarmos em contato com o Pelotão de Polícia Militar de Tiradentes, foi nos informado que não havia registro do caso no sistema.

A reportagem também entrou em contato com o presidente da Associação de Charreteiros, Reginilson Ramalho, que informou que o cavalo sofreu uma queda após ter escorregado nas pedras, mas foi examinado e passa bem. Informação que foi confirmada pelo veterinário da Associação, Dr. Eric. Reginilson ressaltou que o incidente tem acontecido também com outros cavalos, mas que eles já estão tomando as devidas providências para evitar que isso volte a acontecer.
O presidente da associação afirmou também que os cavalos são avaliados mensalmente, e que este cavalo em específico ficará em observação até segunda-feira, dia 15 de julho, quando será liberado para voltar ao trabalho.

Em maio deste ano foi assinado um termo de compromisso entre a Prefeitura de Tiradentes e o Ministério Público de Minas Gerais para que as charretes tradicionais com tração animal, que são usadas para passeios turísticos no município, sejam substituídas por carruagem elétrica. O Secretário de Turismo ainda informou que o protótipo dos veículos estão sendo confeccionados especialmente para o município e que, além disso, o prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa, já assinou o termo para recebimento dos automóveis.

A entrega do protótipo está prevista para novembro de 2024, entretanto, em reunião entre Prefeitura, Departamento Jurídico, Secretaria de Turismo e Associação dos Charreteiros de Tiradentes, o Ministério Público propôs um termo de cooperação de até 60 meses para entrega de 30 veículos, isto é, 5 anos. Também informou que o protótipo custará R$180 mil e as charretes R$130 mil cada, que deverão ser custeadas por financiamento público e grande parte pela iniciativa privada.

Uma reunião aconteceu de forma online, no dia 24 de junho, com a participação da empresa VERTH Tecnologia, responsável pela criação dos veículos, o Instituto Arbo, representantes da Associação de Charreteiros da Cidade de Tiradentes e Guilherme Carvalho, Secretário de Turismo da cidade de Tiradentes, para definir o prazo de teste do protótipo das carruagens e demais detalhes da produção. Conforme a empresa, a entrega será em novembro deste ano, com validação da prefeitura até o dia 28 de abril de 2025.

Assim que os veículos forem entregues, todas as charretes serão substituídas, proibindo de forma definitiva o uso de tração animal no município para fins turísticos e de transporte público.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Notícias