“Madonna in Blues & Gold” foi o nome dado à escultura feita pelo artista plástico e professor Rogério Godoy, de São João del-Rei, que será dada de presente ao Papa Francisco pelo reitor da UFSJ no fim deste mês. A obra, que retrata uma mãe segurando seu filho próximo ao peito, foi doada à universidade, onde ficará exposta para visitação até que seja levada para o Vaticano.
Godoy fez a escultura em cerâmica modelada à mão, revestida com esmaltes vidrados azuis e aplicações de folha de ouro 23,5 quilates, com 25 cm de altura e uma base de madeira (canela sassafrás), confeccionada a partir do aproveitamento do trabalho de um marceneiro da região.
De acordo com o autor, “A expressão in blues em inglês tem vários significados. Literalmente, quer dizer em azuis e a minha madona está vestida em azuis, que o forno cerâmico matizou de forma bem bonita. Mas também significa melancolia, e creio que minha madona quer proteger o filho, mas também está triste por todas as crianças que padecem de fome e doenças e por aquelas que são vítimas das guerras”.
O reitor queria ter um presente que trouxesse representatividade e simbolismo da cidade, e São João del-Rei é conhecida por ser uma cidade com forte influência da arte barroca. A peça será levada para o Papa, quando o reitor Marcelo Pereira de Andrade viajar para a Europa, onde ele participará do Encontro de Reitores de Universidades Latino Americanas e Caribenhas “Organizando a Esperança”, entre os dias 21 e 22 de setembro.