O ex-deputado federal de Minas Gerais, Eduardo Barbosa (PSDB), faleceu na manhã desta quarta-feira (23), aos 64 anos, em decorrência de problemas cardíacos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, para a realização de uma cirurgia. O ex-parlamentar, que completaria 65 anos nesta sexta-feira (25), será enterrado em Pará de Minas, no Centro-Oeste, sua cidade natal.
Eduardo Barbosa era médico; foi deputado federal por sete mandatos consecutivos, entre 1995 e 2023, e teve sua trajetória política vinculada às Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). O político mineiro deixa um legado de décadas de luta para assegurar os direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
A Federação que representa as Apaes em Minas Gerais foi uma das primeiras a divulgar uma nota lamentando o falecimento do ex-deputado e decretou um luto oficial de três dias. “Doutor Eduardo foi e é nosso líder maior, pessoa que dedicou a vida ao movimento Apaeano. Sua partida precoce nos deixa desolados”, afirmou a federação.
Em 1986, Barbosa assumiu a presidência da Apae de Pará de Minas. Além disso, ele também fundou e presidiu a Federação das Apaes de Minas Gerais e foi autor de vários projetos voltados para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. No decorrer de sua trajetória, ele tambpem foi secretário do Trabalho, da Assistência Social, da Criança e do Adolescente de Minas e presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Estado da Assistência Social.
Em nota, o PSDB também manifestou pesar. “O PSDB de Minas Gerais lamenta profundamente a morte do ex-deputado federal Eduardo Barbosa, uma das maiores lideranças do partido. O PSDB se solidariza com familiares, amigos e tucanos, que também perdem, neste momento difícil, uma referência da boa política”, afirmaram.
O deputado Aécio Neves também lamentou o ocorrido. “Quero manifestar meu mais sincero pesar pela perda do deputado federal e médico Eduardo Barbosa, um amigo fraterno, e extraordinário parlamentar, responsável por alguns dos principais avanços que conquistamos na área social nas últimas décadas no Brasil”.
“Nos nossos governos em Minas, Eduardo teve papel fundamental na elaboração e implantação de políticas públicas voltadas para os que mais necessitavam, a grande prioridade de toda sua vida. Eduardo fará muita falta ao PSDB, aos mineiros e à boa política, praticada com generosidade e desprendimento. Meu abraço amigo e solidário aos seus familiares e amigos”, finalizou.