Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) alerta que o nome do órgão está sendo usado por pessoas mal-intencionadas para a aplicação de golpes, em Minas Gerais. De acordo com o Inmetro, supostos funcionários, com uniformes, crachás e documentos falsificados, estão alegando serem fiscais do órgão para aplicar golpes na população.
Os golpistas solicitam uma verificação das instalações do gás de cozinha para verificar possíveis vazamentos nas residências. Depois, eles insistem na substituição imediata dos reguladores e mangueiras, que vendem por um valor acima do praticado no mercado. Além disso, os suspeitos chegam a ameaçar aplicar multas caso a troca não seja feita.
O Inmetro garante que os fiscais do Instituto não realizam fiscalizações, reparos ou vendas de produtos em residências. A atuação do órgão é restrita exclusivamente a indústrias e estabelecimentos comerciais, enquanto o pagamento de eventuais multas aplicadas a esses estabelecimentos não é feito aos fiscais. Todas as taxas e valores de penalidades são recolhidas por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU).
A orientação do Inmetro à população é que, em caso de visitas desses falsos fiscais, o fato deve ser registrado na Ouvidoria do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), por meio do formulário Fale Conosco, disponível no site, ou pelo telefone 08000 335 335.