A Câmara Municipal dos Vereadores de São João del-Rei retomou as reuniões ordinárias nesta terça-feira, dia primeiro de agosto, após o período de recesso no mês de julho. Uma das principais pautas do dia foi o corte de mangueiras na Avenida 31 de Março, no bairro Colônia do Marçal.
O ex-vereador da cidade, Adenor Simões (PSB), esteve presente na sessão como convidado e discursou de forma contrária à supressão das oito árvores e à duplicação da via. “Precisamos preservar as memórias dos imigrantes italianos que ali viveram e plantaram as mangueiras, que possuem 115 anos de idade. Não há justificativa plausível para o corte, já que o número de acidentes naquela área é muito pequeno”, disse.
Em entrevista recente à Rádio São João del-Rei, o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Toninho Lombardi, justificou a retirada das espécies arbóreas. “As supressões já foram autorizadas pelo Codema. Das oito mangueiras que serão suprimidas, uma está morta e duas estão doentes. A medida vai ajudar a segurança pública e melhorar a qualidade do trânsito na região”, afirmou.
Com relação ao retorno às atividades do semestre legislativo, o presidente da Câmara, Sargento Machado (PRTB), desejou boa sorte a todos os parlamentares e que todos possam trabalhar com justiça e de forma imparcial. “Não estamos aqui para prejudicar ninguém. Da mesma forma que chegou a intimação judicial para cassar o mandato do prefeito Nivaldo, o conduzimos novamente ao cargo após a decisão seguinte”, concluiu.