EducaçãoEstadoNotícias

GOVERNO DE MINAS DECIDE MANTER O PROGRAMA DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

Foto: SEE/MG / Divulgação

O Governo de Minas Gerais anunciou que dará continuidade ao modelo de escolas cívico-militares no estado, apesar da decisão do governo federal de encerrar o programa a nível nacional. Em nota, o governador Romeu Zema (Novo) disse que as escolas cívico-militares da rede estadual serão mantidas em gestão compartilhada com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), atualmente o estado tem nove unidades estaduais que integram o Programa Nacional de Escolas Cívicos-Militares (Pecim), sendo que uma está em fase de implantação. Juntas, elas atendem a cerca de 6 mil estudantes.

Na Zona da Mata e Campo das Vertentes, há três colégios que fazem parte da iniciativa: a Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa, em São João del-Rei; a Escola Municipal Embaixador Martim Francisco, em Barbacena; e a Escola Estadual Governador Bias Fortes, em Santos Dumont.

A SEE/MG e o CBMMG já iniciaram os acordos para a efetivação da gestão compartilhada nas nove escolas cívico-militares da rede estadual mineira, a partir do ano letivo de 2024. A ideia é que a parceria ocorra nos moldes do Pecim.

A medida foi anunciada em Minas Gerais após o Ministério da Educação (MEC) ter comunicado o encerramento do programa em todo o país, nessa quarta-feira (12). Conforme o ofício enviado pelo MEC aos estados e municípios, a medida será adotada de forma gradual e no intuito de assegurar a normalidade das ações educativas no restante deste ano letivo de 2023.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Educação