O Governo Federal relançou nesta quarta-feira (07) o programa Farmácia Popular, que distribui medicamentos gratuitos ou com desconto de até 90% para a população de baixa renda. Além dos remédios para hipertensão, asma e diabetes – que já eram oferecidos gratuitamente -, anticoncepcionais e remédios contra a osteoporose também não terão custo.
Além disso, os beneficiários do Bolsa Família – cerca de 55 milhões de pessoas – terão o direito de retirar de forma gratuita os 40 medicamentos oferecidos pela Farmácia Popular. Isso inclui, além dos que tratam as enfermidades já citadas, remédios contra dislipidemia, rinite, doença de Parkinson e glaucoma, além de fraldas geriátricas.
O Ministério da Saúde também ampliou o número de unidades pelo país. Ao todo, mais 811 cidades poderão solicitar credenciamento em todas as regiões, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste, segundo a pasta. Com as novas habilitações que serão abertas, o ministério estima que até o final de 2023 o programa passe a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional.