A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta terça-feira (18), 16 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão em oito estados durante a 10ª fase da Operação Lesa Pátria. De acordo com as informações divulgadas pela PF, um dos mandados de busca e apreensão foi expedido para cumprimento em São João del-Rei.
Em Minas Gerais, os policiais cumprem os mandados de prisão preventiva em Capinópolis, Uberlândia, Sete Lagoas, Betim, Monte Azul e Montes Claros. Já os mandados de busca e apreensão foram expedidos nas cidades de São João del-Rei, Capinópolis, Uberlândia, Sete Lagoas, Divinópolis, Ituiutaba, Betim, Monte Azul e Montes Claros.
Além de Minas, os mandados judiciais também são cumpridos em Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Os nomes dos alvos não foram divulgados pela PF.
A ação policial tem como objetivo identificar as pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A 10ª fase da Operação Lesa Pátria foi deflagrada no mesmo dia em que o STF iniciou o julgamento dos 100 primeiros denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PRG) por executar ou incitar os atos de 8 de janeiro. No plenário virtual, o primeiro voto foi do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.