Até esta sexta-feira (17), São João del-Rei registrou 310 casos notificados de Dengue, dos quais 33 já foram confirmados e 156 permanecem sob investigação, conforme levantamento divulgado pelo Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 66 casos prováveis da doença, desse total 34 foram confirmados e 32 aguardam o resultado dos exames. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado pelas doenças em São João del-Rei.
Quanto ao Zika vírus, até o momento nenhuma confirmação ou notificação foi registrada no município. O cenário epidemiológico de 2023 preocupa as autoridades de saúde, que orientam à população a continuar eliminando os focos de água parada em suas residências e a realizar o teste de dengue, caso manifeste algum sintoma da doença.
Como medida de combate ao Aedes Aegypti, o Setor de Endemias vai promover neste sábado (18) uma ação conjunta para a retirada de possíveis criadouros do mosquito. O mutirão “bota-fora” vai recolher, em alguns bairros da cidade, todos os materiais inservíveis que o caminhão de lixo não retira, exceto restos de obras (entulhos) e aterros.
A pasta informa que os materiais deverão ser colocados nos pontos informados até às 9h. Para conferir a lista dos bairros envolvidos na ação e os locais, acesse o site da Rádio São João del-Rei.