A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (14), a 6ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília – DF, no dia 08 de janeiro de 2023.
Na ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos das Instituições governamentais.
Oito mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Minas Gerais, Goiás, Paraná, Sergipe e São Paulo. Todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Os alvos da PF são acusados de crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bens públicos.
De acordo com o balanço da PF, até o dia 9 de fevereiro, os agentes já cumpriram, no âmbito da Operação Lesa Pátria, 17 mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária e 38 de busca e apreensão.
Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 08 de janeiro de 2023, em Brasília/DF, a PF solicita ainda que as denúncias sejam encaminhadas para o e-mail: denuncia8janeiro@pf.gov.br.
As informações foram divulgadas pela Polícia Federal no site oficial do Governo Federal: www.gov.br.