A Fundação Hemominas lançou, no primeiro dia do mês de fevereiro, a campanha “Carnaval Solidário”. Em épocas festivas e feriados prolongados há um aumento de acidentes nas rodovias, o que pode demandar um maior uso de bolsas de sangue em todo o estado.
Após o último Carnaval, em 2020, Minas Gerais, que abriga a maior malha viária do país, foi o segundo estado com o maior número de mortos, perdendo apenas para Santa Catarina. Neste período, nas rodovias mineiras ocorreram 178 acidentes, com 256 feridos e 12 mortes. No Brasil, no último carnaval, foram registrados 1.210 acidentes, deixando 1.571 feridos e 91 mortos.
Neste início de ano, os hemocentros brasileiros têm uma baixa significativa no estoque de sangue, em torno de 20% a 30%. Para manter o abastecimento e garantir a assistência à população, o Ministério da Saúde reforça a importância da doação de sangue.
Com licença de Chiquinha Gonzaga, autora da primeira marcha carnavalesca com letra “Ô Abre Alas”, composta em 1899, que serviu de inspiração musical para a Fundação Hemominas, a instituição lançou uma marchinha para a data, dentro da Campanha Carnaval Solidário, confira a letra:
“Olha o doador aí, gente!
Ô abre alas, que eu quero doar
Ô abre alas, que eu quero doar
Eu doo sangue, não posso negar
É nesse bloco que eu vou desfilar!”
Em São João del-Rei, o hemonúcleo também está promovendo uma campanha de doação de sangue: “Espalhe Alegria, antes mesmo da folia… Doe sangue!”. O agendamento pode ser feito através do site do Hemominas. No site, também dá para consultar a situação dos estoques por tipo sanguíneo. Então, antes de ir curtir o Carnaval, agende a sua doação no site: hemominas.mg.gov.br ou no MGapp Cidadão.