A igreja de São Gonçalo Garcia dará início às festividades em honra ao padroeiro esta semana. As santas missas seguidas das orações do Tríduo serão celebradas na igreja, localizada à Praça dos Expedicionários, no centro de São João del-Rei.
Desta quinta-feira (02) até o sábado (04) haverá santa missa e tríduo às 19h. No domingo (05), o Dia Maior da Festa, haverá uma santa missa solene às 9h30, seguida de procissão com as venerandas imagens de São Gonçalo Garcia e São Pedro Batista. Ao retornar à igreja, os católicos entoaram o solene Canto Te Deum Laudamus e receberam a bênção do Santíssimo Sacramento.
O trajeto da procissão percorrerá: Av. Andrade Reis, Av. Tiradentes, Rua Pe. José Maria Xavier, passando em frente à igreja de São Francisco de Assis e retornando pela R. Doutor Balbino da Cunha.
HISTÓRIA DE SÃO GONÇALO GARCIA
Gonçalo Garcia nasceu em Bazain (Índia Oriental) de pai português e mãe indiana. Estudou no Colégio dos jesuítas de sua cidade, aos vinte e cinco anos mudou-se para o Japão, tornou-se catequista por dez anos; nas Filipinas, motivado pela vida pobre e penitente dos franciscanos, pediu para ser aceito na Ordem dos Frades Menores como irmão religioso.
Em 1596, um decreto de prisão contra os franciscanos, expedido pelo Imperador Taicosama, abriu também para Gonçalo o caminho do martírio. Em 1597, na cidade de Nagasaki, no Japão, foram crucificados 26 cristãos (“Mártires do Japão”), em missão religiosa comandada pelo espanhol São Pedro Batista. Posteriormente, foi canonizado em 1862, pelo Papa Pio IX.