O Setor de Endemias atualizou nesta sexta-feira (27) os dados sobre a situação epidemiológica da Dengue, Zika e Chikungunya em São João del-Rei. De acordo com o novo boletim, a cidade notificou, nos últimos 11 dias, mais 22 casos prováveis de Dengue, dos quais 11 foram descartados e 14 permanecem aguardando o resultado dos exames. Até o momento, apenas um caso da doença foi confirmado.
Em relação a Chikungunya, o município possui uma notificação da doença, que está sendo analisada pela Unidade de Saúde. Ainda segundo os dados da publicação, São João del-Rei segue sem nenhum caso notificado de Zika Vírus.
Nesta semana, o resultado do primeiro Levantamento Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa) realizado em 2023 classificou o município com Médio Risco e Índice de Infestação Predial de 3,1%. A pesquisa foi coordenada pelo Setor de Endemias em 1.968 imóveis, entre os dias 16 e 20 de janeiro, e foram encontrados 65 focos positivos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Para evitar criadouros a recomendação é eliminar os focos de água parada nas residências uma vez por semana, já que o ciclo de vida do Aedes – do ovo até a fase adulta – leva cerca de sete a dez dias. Em São João del-Rei, o Setor de Endemias tem realizado ações de conscientização da população, colocando faixas em alguns bairros do extrato 3, classificados como Alto Risco de infestação do mosquito, conforme o resultado do LIRAa.