A Secretaria de Saúde de São João del-Rei divulgou nesta segunda-feira (16) o primeiro informe epidemiológico sobre as situação dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus na cidade, em 2023.
O boletim apontou 14 notificações de Dengue nas duas primeiras semanas deste ano, com um caso positivo – que ocorreu no bairro Residencial Lenheiros – e dez negativos. E outras três pessoas ainda aguardam o resultado do exame de sangue. As outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti não tiveram nenhuma ocorrência.
Em 2022, São João del-Rei havia registrado 221 casos de Dengue, o que representou um aumento de 19% em relação ao ano de 2021. Ainda ocorreram três internações e um óbito em decorrência da doença no período.
Segundo o Coordenador do Setor de Endemias de São João del-Rei, Hebert Jaques de Matos, os agentes têm trabalhado em estado de alerta para que a situação não evolua para uma epidemia, e por mais que o aumento de casos já fosse esperado, os dados do ano passado são preocupantes.
Ele explicou que a pandemia de Covid-19 e a falta de cuidados da população com a eliminação dos focos de água parada estão entre os principais fatores que contribuíram para a alta de casos.