São João del-Rei registrou um aumento dos casos positivos de Dengue em 2022. De acordo com o Setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, foram confirmados 221 casos da doença, o que representa um aumento de 19% em relação ao ano de 2021, que teve 185 casos contabilizados. No mesmo período, três internações e um óbito por complicações da Dengue foram notificados.
Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (06) pelo Setor de Endemias, que também traz a relação dos casos das outras doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti (zika e chikungunya). No ano passado, nenhum caso de ambas as doenças foi confirmado no município; enquanto que em 2021 apenas um caso de chikungunya havia sido registrado.
Segundo o Coordenador do Setor de Endemias de São João del-Rei, Hebert Jaques de Matos, os agentes têm trabalhado em estado de alerta para que a situação não evolua para uma epidemia, e por mais que o aumento de casos já fosse esperado, os dados são preocupantes. Ele explicou que a pandemia de Covid-19 e a falta de cuidados da população com a eliminação dos focos de água parada estão entre os principais fatores que contribuíram para a alta de casos.
Os bairros de São João del-Rei que registraram a maior incidência de casos positivos de dengue foram Tejuco (71), Residencial Lenheiros (27), Colônia (16) e Matozinhos (12).