
A Câmara Municipal de São João del-Rei definiu os novos integrantes da Mesa Diretora que conduzirá a Casa durante o biênio 2023 e 2024. A votação ocorreu pela manhã desta sexta-feira (16).
Com a composição de duas chapas no processo eleitoral, os vereadores escolhidos foram Sargento Machado (PRTB) como presidente, Fabiano Pinto (União Brasil) como 1º vice-presidente, Igor Sandim (PODE) como 2º vice-presidente, Professor Leonardo (PSDB) como 1º secretário e Claudinho da Farmácia (AGIR) como 2º secretário.
Em votação aberta, o Vereador Sargento Machado foi eleito com sete votos favoráveis para comandar os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara, enquanto o concorrente e atual Presidente da Casa, Vereador Stefânio Pires (PSL), recebeu quatro. Durante a sessão houve, ainda, duas abstenções.
Em entrevista exclusiva à Rádio São João del-Rei, Machado expôs a suas expectativas para os próximos dois anos e agradeceu o apoio dos demais integrantes da chapa. Segundo o parlamentar, o resultado da eleição representa uma necessidade de mudança na gestão da Câmara Municipal.
“Essa equipe nossa aqui é diversificada. A gente pensou nisso antes, para fazermos uma gestão independente de partidos e ideologias políticas em prol de São João del-Rei”. Na oportunidade, o parlamentar também dedicou a vitória à sua esposa, Mônica Lúcia Andrade Resende Machado, que faleceu no último dia 9 de dezembro.
De modo geral, os Vereadores Fabiano Pinto, Igor Sandim e Professor Leonardo expressaram uma insatisfação com o modo como a Câmara Municipal estava sendo administrada durante os últimos dois mandatos, enfatizando que a Casa precisa de autonomia e liberdade para funcionar.
“Infelizmente, os poderes se misturaram. Os vereadores têm que fazer o papel deles de forma separada do executivo. Isso para o bem do município e do nosso povo”, criticou Igor. O edil ainda desejou uma boa gestão da nova Mesa Diretora e acrescentou que a “Câmara não pode aceitar ser um ‘puxadinho’ da Prefeitura, pois isso dificulta avançar nos projetos para a população”.
Por fim, o Vereador Claudinho da Farmácia também ressaltou que o resultado da eleição representa uma retomada da liberdade de atuação dos parlamentares. “Nós precisamos melhorar a nossa política, procurar novos caminhos, criar nova independência para a Câmara buscar aquilo que é melhor para o povo são-joanense”.
Dentre as atribuições da Mesa Diretora estão a elaboração da proposta orçamentária da Câmara Municipal; a declaração de perda de mandato de vereador, de ofício ou por provocação de qualquer dos membros da Casa; a convocação de sessões extraordinárias, bem como a criação e extinção de cargos e funções necessários aos seus serviços administrativos.