
Hoje é dia de Santa Luzia, a padroeira dos oftalmologistas e das pessoas com problemas de visão. Para celebrar o dia da santa católica, na Igreja de São Gonçalo Garcia haverá missa seguida de procissão e bênção. A celebração ocorrerá às 19h desta terça-feira (13), na igreja que fica no centro de São João del-Rei.
O dia 13 de dezembro é dedicado a Santa Luzia desde 304, inicialmente na Itália e na Europa, e posteriormente a figura passou a ser conhecida em todo o mundo, considerada “santa da visão”.
Em São João del-Rei, durante todo o dia, a imagem da santa fica exposta para receber diversas visitas e manifestações devocionais. São muitos fiéis – principalmente com doenças visuais – que se prostram diante da imagem para pedir a sua intercessão.
Nascida em uma família rica e cristã, na cidade de Siracusa, na Itália, no ano de 283. Aos cinco anos perdeu o pai e cresceu sob os cuidados da mãe, que sofria de graves hemorragias. Certo dia, ao peregrinar na cidade de Catânia, Luzia e a mãe acompanharam o Evangelho pregado durante a Missa, o qual falava sobre a cura da mulher que padecia de hemorragias. A jovem, então, pediu ao Senhor que a mãe ficasse curada e foi rezar junto à Santa Águeda. No mesmo instante, a cura aconteceu.
Como Luzia se mostrou firme diante da fé que carregava,foi vítima de inúmeras crueldades. Tentaram levá-la para um prostíbulo, atearam fogo ao seu corpo para queimá-la viva, mas nada acontecia com a jovem. Seus olhos foram, então, arrancados e no mesmo instante brotaram novos olhos em sua face. Atos para que a jovem renegasse Jesus Cristo, mas como não adiantou, mandaram degolá-la. Luzia provou, por fim, sua fé inabalável.