O Museu Regional de São João del-Rei realiza uma palestra especial com o tema: Racismo, Consciência Negra e suas repercussões, neste domingo (20). A intenção do encontro é celebrar o Dia da Consciência Negra, marcado nacionalmente no dia 20 de novembro.
A palestra será ministrada pela psicóloga Raquel Lázara de forma gratuita, às 13h, no Museu Regional de São João del-Rei. O prédio fica localizado à Rua Marechal Deodoro, n° 12, no Centro. Na programação também haverá uma Roda de Capoeira organizada pela Fundação Internacional de Capoeira Artes das Gerais (FICAG-SJDR).
O Dia da Consciência Negra foi criado no Brasil em 2003. A data, que lembra a morte do líder do Quilombo dos Palmares, não é feriado nacional, apenas em locais nos quais uma lei específica foi aprovada. Zumbi dos Palmares foi um dos maiores líderes negros do Brasil. Foi considerado um Mártir, pois foi símbolo da resistência e luta contra a escravidão no Brasil Colonial, lutando contra o sistema escravista.
O objetivo da celebração em 20 de novembro é provocar uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira em vários aspectos. A programação no Museu Regional de São João del-Rei pode ser conferida pelo Instagram: @museuregionalsjdr.