Uma equipe do 38° Batalhão da Polícia Militar de São João del-Rei prendeu, na manhã desta terça-feira (08), um homem, de 33 anos, suspeito de assediar e importunar sexualmente estudantes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O sujeito prestou depoimento na delegacia nesta tarde e foi liberado na sequência. A PM informou que vai montar um inquérito para apurar o caso e definir quais ações deverão ser tomadas.
Nas redes sociais, as estudantes relataram diversos casos envolvendo o suspeito. Uma das alunas afirmou ter sido pedido em casamento pelo mesmo. Outra alega ter sido assediada verbalmente pelo homem ao descer o morro do Campus Dom Bosco. “O cara disse que era hippie e, quando ele atravessou a rua para me abordar, eu atravessei para o outro lado. Depois disso ele começou a gritar”, relatou.
Uma terceira estudante disse que o indivíduo a abordou na loja em que ela trabalha. “Ele esteve na loja em que eu trabalho no sábado (05) e me pediu uma tesoura emprestada para cortar a calça que ele usava. Como eu estava sozinha na loja, ele começou a perguntar coisas da minha vida e dizer que em São João del-Rei só havia mulheres bonitas. Eu estava com medo, mas pra minha sorte a proprietária chegou”, afirmou.
Ainda há versões de meninas que confirmam casos de confusão do mesmo cidadão em um restaurante em Tiradentes. Na ocasião, o suspeito teria gritado e causado um desentedimento com a dona do local.
Depois dos relatos das supostas vítimas, o indivíduo publicou um vídeo na última segunda-feira (07) na rede social Instagram. No post, o cidadão relata já ter morado em São Thomé das Letras e Tiradentes, mas que precisava ir para uma cidade maior para ser mais notado por mulheres “novinhas e coroas” – nas palavras dele – e por homens gays. O sujeito ainda disse que as pessoas se incomodam com a presença dele, porque poucas delas sabem que ele possui laudos de esquizofrenia, bipolaridade e hiperatividade.
Denúncias de assédio sexual podem ser realizadas através dos números 180, 190 – em caso de urgência -, ou pelo disk 100. As vítimas ainda podem procurar a Delegacia mais próxima ou contactar a Delegacia de Mulheres pelo WhatsApp (32) 9 9927-1566. A reportagem da Rádio São João del-Rei aguarda mais detalhes do caso e está apurando mais informações junto a Polícia Militar.