A Secretaria de Saúde de São João del-Rei atualizou nesta sexta-feira (4) a situação dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus na cidade. A pasta registrou três notificações de Dengue nos últimos sete dias com um caso positivo e outros dois negativos. E outras 38 pessoas ainda estão aguardando o resultado do exame de sangue. As demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti não tiveram nenhuma ocorrência neste período.
Na última quinta-feira (3) saiu o resultado do 4° Levantamento Rápido de Índice para o Aedes Aegypti (LIRA’A) de 2022, que classificou São João del-Rei com médio risco de infestação da Dengue e índice de Infestação Predial de 1,5%. A pesquisa ainda indicou que os bairros com maior foco do Aedes Aegypti na cidade foram o Bom Pastor (6) e o Matozinhos (4). Os dados da análise foram coletados entre os dias 24 e 28 de outubro pelo Setor de Endemias, que visitou cerca de 1.845 imóveis no município.
Atualmente, São João del-Rei soma 362 notificações de Dengue – com 197 casos positivos – nove notificações de Chikungunya e apenas uma do Zika Vírus, desde o início do ano. E ainda foram registradas três internações de pacientes acometidos pela Dengue. Dois deles receberam alta médica e um veio a óbito.
O novo caso da doença na cidade foi registrado no bairro Tejuco, que agora registra 66 casos em 2022. Em seguida, estão os bairros Residencial Lenheiros, com 27 casos, e Colônia, com 12.