A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei acompanha a situação endêmica das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e divulga o boletim epidemiológico uma vez por semana. De acordo com os dados divulgados na terça-feira (11), o município soma 195 casos positivos de Dengue e nenhum de Zika Vírus e Chikungunya, desde o início de 2022.
Atualmente, dois pacientes estão aguardando o resultado para a suspeita de Chikungunya. E em relação ao quadro de internações de pacientes com Dengue, até o momento foram 3 (três) internações, das quais: um paciente já teve alta; um segundo paciente foi diagnosticado com Dengue Hemorrágica, já teve alta médica e está se recuperando bem e um veio a óbito por complicações da doença.
Os bairros que não possuem nenhuma notificação de casos de Dengue são: Araçá, Cidade Nova, Jardim São José, Jardim Paulo Campos e Lombão. Já os bairros com maior incidência de casos da doença em São João del-Rei são:
– Tejuco – 52 casos,
– Residencial Lenheiros – 27 casos,
– Colônia – 12 casos,
– Matozinhos – 11 casos,
– Guarda-Mor – 10 casos.
Até a terça-feira (11), Minas Gerais registrou 86.483 casos prováveis – casos notificados exceto os descartados – de Dengue. Desse total, 64.991 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, o estado também confirmou 57 óbitos e 34 óbitos ainda estão sendo investigados. Dos 57 óbitos, 3 são residentes de Minas Gerais, mas foram registrados em outros estados.
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 7.347 casos prováveis da doença, dos quais 5.104 foram confirmados. Até então, não há nenhum óbito confirmado por Chikungunya em Minas Gerais, e cinco seguem em investigação. Quanto ao Zika vírus, foram registrados 69 casos prováveis, sendo 24 confirmados para a doença. E não há registro de óbitos por Zika em Minas Gerais até o momento. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.