CulturaNotícias

OFÍCIO DE TREVAS EM SÃO JOÃO DEL REI RECONTA SOFRIMENTO DE CRISTO

Foto: Júnior Viegas

Nesta quarta-feira (13), o tradicional Ofício de Trevas será celebrado na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, às 19h. A solenidade marca a Semana Santa em São João del-Rei, através de orações, salmos, leituras e cantos que meditam o drama da Paixão e Morte de Jesus Cristo

Preservado por mais de três séculos, o antigo Ofício Divino é todo entoado em latim e repleto de simbolismo. Durante o rito, são executados os responsórios compostos por padre José Maria Xavier, alternando com o Coro Gregoriano.

Muitas cidades têm buscado resgatar o Ofício que deixou de adentrar em muitas programações pelo mundo após o Concílio Vaticano II e a reforma das normas da Igreja Católica. Diferentemente, São João del-Rei permaneceu no costumeiro rito, realizando-o três vezes em cada ano.

“São João del-Rei conservou na sua totalidade os três ofícios: o primeiro realizado na Quarta-Feira Santa à noite. Os outros dois, chamados de Matinas e Laudes, ocorrem nas manhãs de Sexta-Feira da Paixão e Sábado Santo”, explica o pároco da catedral, Padre Geraldo Magela.

O nome “Ofício” significa que ele faz parte da Liturgia das Horas. Já a expressão “de Trevas” vem da meditação sobre os sentimentos experimentados por Jesus em sua Paixão. Durante o rito, as atenções são voltadas para o tenebrário, um grande candelabro triangular, com 15 velas, situado ao lado direito do altar. Ao final da leitura de cada salmo, uma vela é apagada.

Apenas uma vela, no vértice, é mantida acesa e levada para trás do altar. Esta vela representa Jesus Cristo, a luz do mundo, que nunca se apaga. “O Ofício de Trevas reforça a luz da ressurreição de Cristo, significa que ele venceu a morte e está no meio de nós”, afirma.

Quando a vela está escondida, todas as luzes da igreja são apagadas. É o momento das trevas, na qual os fiéis batem com o pé no assoalho, fazendo um estrondo barulho. Em seguida, as luzes são novamente acesas, anunciando que Cristo ressuscitou. É uma forma diferente de catequizar o mistério da Páscoa.

A cerimônia terá a participação da Orquestra Ribeiro Bastos, sob a regência do Maestro Rodrigo Sampaio, e transmissão ao vivo da Rádio São João del-Rei nos 970 AM e no Facebook.

Qual a sua reação?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

Comentários estão fechados.

Mais em:Cultura