O Banco Central começará a liberar, na próxima segunda (7), os valores a receber aos clientes que esqueceram dinheiro em bancos e instituições financeiras por algum motivo. A liberação segue um calendário próprio e o cidadão só pode sacar o dinheiro no dia agendado pelo sistema.
A data e o horário de retirada do montante foi informada aos contribuintes que fizeram a consulta no site https://valoresareceber.bcb.gov.br/ a partir do dia 13 de fevereiro. Para quem esqueceu o dia e hora em que deverá voltar ao site, é possível fazer uma nova consulta, segundo a instituição.
O contribuinte precisa ter com ele o número do CPF, se a checagem for para conta de pessoa física, e a data de nascimento. No caso das empresas, a consulta é feita informando o CNPJ e a data de abertura do negócio. Os herdeiros também terão direito aos valores a receber.
Ao todo, serão liberados R$4 bilhões nesta primeira fase para um total de 28 milhões de pessoas e empresas. Haverá ainda uma segunda fase de valores, a partir do dia 2 de maio. O cidadão que receber no primeiro lote também poderá ter dinheiro no segundo (ou em outros lotes), já que os valores são liberados por motivos diferentes.