Brasileiros poderão fazer em casa o exame para o diagnóstico do coronavírus. O autoteste foi autorizado nesta sexta-feira (28) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, e poderá ser comprado em farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados.
O órgão aprovou os testes de antígeno, em que é colhido material do fundo da boca e do nariz, com o uso do swab, para a busca de sinais de anticorpos gerados após a infecção. O exame é diferente do teste RT-PCR, considerado mais preciso, que detecta material genético do coronavírus.
O autoteste é parecido com o teste rápido, mas pode ser feito por leigos, em casa. O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab – uma espécie de cotonete usado para a coleta nasal, a mais comum.
Se o auto teste der positivo, a pessoa deverá procurar uma unidade de atendimento para que um profissional de saúde confirme o diagnóstico e dê as orientações necessárias. A aprovação do exame foi solicitada pelo Ministério da Saúde para ampliar a testagem no país, diante do aumento dos casos de covid-19.
De acordo com o órgão, a ferramenta deverá contribuir para a triagem e será uma medida adicional no controle da pandemia. Empresas interessadas em comercializar o autoteste deverão solicitar o registro à Anvisa.