Nesta sexta-feira (10), acontece o lançamento do livro “Sírius e Libäneses em São João del-Rei – vidäs e históriäs”, às 20h, no Teatro Municipal. A obra é organizada pela professora do Departamento de Ciências Naturais da UFSJ, Angela Maria Gattás Hallak, e relata as memórias familiares da colônia de imigrantes, bem como as suas influências na cultura, sociedade e economia do município.
Ao todo, o livro possui 49 capítulos, em que cada família revela suas histórias e memórias. “São 49 patriarcas, mas cada um deu origem a diversas famílias”, acrescenta Angela. Além do prefácio, há também um texto introdutório sobre o contexto social, político e econômico de São João del-Rei na época da imigração.
A obra é resultado do trabalho de um grupo de 17 pessoas, que desde 2019 atuou em diversas frentes, até o lançamento. Segundo Angela Hallack, os pontos centrais do livro são as dificuldades e problemas vivenciados pelos imigrantes na sua chegada e adaptação ao Brasil.
“Foram inúmeros sacrifícios, a fome, a dificuldade de comunicação, o modo de vida num país muito diferente. Mas é uma história de bravura, de heroísmo, que hoje nos enche de orgulho”, revela. O lançamento de “Sírius e Libäneses em São João del-Rei” faz parte do cronograma de comemorações dos 308 anos da cidade.
“Será uma grande noite festiva, com muita música e alegria. Bem à moda dos sírio-libaneses”, prevê Angela Hallack. A capa do livro contou com a participação da professora do Departamento de Comunicação da UFSJ, Kátia Lombardi.